O que é?

Muito comum, acne é o nome dado a espinhas e cravos que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. Muito frequente na fase da adolescência, sem deixar de ser comum também em adultos, principalmente em mulheres.

Os sintomas principais são:

• Comedões (cravos);
  • Pápulas (lesões sólidas arredondadas, endurecidas e eritematosas);
  • Pústulas (lesões com pus);
  • Nódulos (lesões caracterizadas pela inflamação, que se expandem por camadas mais profundas da pele e podem levar à destruição de tecidos, causando cicatrizes);
  • Cistos (maiores que as pústulas, inflamados, expandem-se por camadas mais profundas da pele, podem ser muito dolorosos e deixar cicatrizes).

Tratamentos

O tratamento da acne ativa traz uma satisfação imediata ao paciente e é importante pois as marcas que ela pode deixar são de tratamento mais difícil.

Dependendo do grau, o tratamento pode ser:

• Tópico (sabonetes, cremes, géis, peelings químicos);
  • Via oral (antibióticos, controle hormonal e isotretinoína).

Após a melhora da acne, parte-se para o tratamento das marcas e cicatrizes, se houverem. As opções de procedimentos são várias:

• Peeling químico;
  • Microagulhamento;
  • MMP;
  • Fios de PDO;
  • Subcisão.

Em geral é interessante que se faça mais de um tipo para obter um melhor resultado, mas somente após a avaliação dermatológica, é possível indicar o que é melhor para cada caso.

A prevenção começa com higiene adequada da pele com um sabonete ou produto de limpeza indicado especialmente para pela acneica ou oleosa. A limpeza excessiva é prejudicial à pele como um todo (causando irritação) e pode piorar as lesões.  Também se deve evitar cosméticos que aumentem a oleosidade.