Alopecia Androgenética (Calvíce)

Agende sua consulta

(11) 3903.1896

(11) 94374.9888

Categorias

Preencha o formulário

O que é?

A calvície, também chamada de Alopecia Androgenética é um tipo de queda de cabelos bastante comum que pode afetar tanto homens como mulheres, porém com aspecto diferente entre os sexos. Tem uma predisposição genética que leva a uma sensibilidade dos fios de cabelo as ações do hormônio masculino Testosterona. Estima-se que até 70% dos homens e 40% das mulheres terão algum grau de calvície ao longo de suas vidas.

O hormônio masculino ao atingir a raiz dos cabelos sofre uma transformação e esta nova substância é capaz de fazer com que os fios de cabelo tornem-se cada vez mais finos, e torna a fase de crescimento do fio cada vez mais curta (cabelos não conseguem mais ficar compridos). Após alguns ciclos de vida este fio não tem mais a capacidade de crescer. Ou seja, cai e não volta mais.



Sintomas

A característica básica da calvície é a queda continuada dos fios, que são substituídos por fios cada vez mais finos até o ponto de não crescerem mais. O couro cabeludo ficará cada vez mais à mostra.

 

Nos homens: Os cabelos ficam gradualmente mais ralos na área da fronte (testa) com entradas, e na parte superior do topo da cabeça. As laterais dos cabelos geralmente são poupadas. Contudo, engana-se quem acha que a calvíce se manifesta apenas nos homens.

Nas mulheres: A queda é mais difusa, com rareamento mais no topo da cabeça, onde vemos que a risca divisória do cabelo ao meio fica cada vez mais alargada. É comum vermos nestes pacientes uma oleosidade aumentada do couro cabeludo podendo apresentar também dermatite seborreica (caspa).
 

Tratamentos

O tratamento tem o objetivo de prolongar a vida útil destes fios, aumentando sua fase de crescimento, além de engrossar os fios que ainda estão presentes, porém já enfraquecidos.

Utilizamos medicações tópicas, orais e até anticoncepcionais orais combinados. Há uma diferença no tratamento entre a calvície feminina e masculina.

Buscamos interromper a ação do hormônio masculino na raiz do cabelo, aumentar a circulação, oxigenação e chegada de nutrientes no fio.

Um tratamento que vem mostrando bons resultados é a aplicação de medicamentos estéreis diretamente na raiz dos cabelos, com infiltrações mensais. Com este tratamento conseguimos levar as medicações diretamente onde ocorre a alteração dos fios de forma concentrada.


IMPORTANTE: Uma vez que a calvície tem tendência genética, se você interromper seu tratamento a determinação genética volta a predominar e seus cabelos voltam a cair e afinar como antes! Por isso tenha paciência e persistência para atingir bons resultados.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Agende sua consulta