Cistos

Os cistos são lesões de pele bastante frequentes. Aparecem como cravos na pele, que vão aumentando de tamanho e formando nódulos profundos na pele. Os locais mais comuns de aparecimento são pescoço, tronco e couro cabeludo.

Estes cistos são como bolsas recheadas de queratina (substância que forma a camada superficial da pele), que se acumulam junto com o sebo produzido pela pele. Costumam eliminar um material amarelado e de odor fétido por um orifício central quando espremidos. Por isso eram chamadas de cistos sebáceos, hoje conhecidos por Cistos Epidérmicos.

Os cistos não costumam apresentar incômodo aos pacientes, a não ser quando aparecem sobre extremidades ósseas quando geram certa dor pela pressão (por exemplo, nas costas na altura do encosto da cadeira).

Os cistos tem uma consistência macia ao toque, costumam ser móveis sobre a pele e variam de pequenos a vários centímetros.

Quando as pessoas cutucam seus cistos podem gerar uma inflamação no local e até romper sua cápsula gerando um processo infeccioso que necessita de tratamento por antibióticos orais. Neste caso aparecerá inchaço, vermelhidão, calor e dor no local.

O tratamento dos cistos é cirúrgico, para retirada total da lesão e sua cápsula, para que a lesão não retorne mais. Caso reste uma única célula após a cirurgia o cisto pode se refazer. Este é outro motivo pelo qual orientamos os pacientes a não manipular suas lesões, pois após infeccionar o cisto tende a ficar mais “preso” na pele ao redor o que dificulta sua retira completa.