Eflúvio Telógeno

Agende sua consulta

(11) 3903.1896

(11) 94374.9888

Categorias

Preencha o formulário

O que é?


O eflúvio telógeno é uma condição caracterizada pela queda em excesso, e diária, dos fios de cabelo. É de fácil percepção ao lavar os cabelos ou então pentear os fios.

Sua causa está ligada, sobretudo, a algum evento que aconteceu pelo menos três meses antes do início da queda. Isso porque o período de preparo para a queda dura de dois a três meses e, assim, os fios se soltam ao final desse ciclo. Entre eles estão, por exemplo, pós-parto, febre, sinusite, pneumonia, gripe, dietas restritivas, doenças metabólicas ou infecciosas, cirurgias, principalmente a bariátrica.

Pode ser classificado em dois tipos, sendo:

  • Agudo: Pode estar relacionado a fatos que aconteceram há meses antes da queda como, por exemplo, parto, cirurgias, febre alta e duradoura, infecções, dietas, perda drástica de peso e estresse. Assim como dermatite seborreica e uso de medicamentos, como anticoncepcionais e psiquiátricos. Dessa forma, nesse tipo de eflúvio, a pessoa passa a perder o dobro de fios, cerca de 200 a 300 por dia;

  • Crônico: Conforme o tempo passa, o paciente fica com o cabelo mais volumoso na base, entretanto seu comprimento é comprometido, ficando com volume menor. Não há uma causa definida, mas há indícios de que esteja ligado a doenças autoimunes, como a tireoide de Hashimoto.


Prevenção

Fatores como manter uma boa alimentação, evitar mudanças de peso de maneira brusca e uso demasiado de medicamentos são importantes para evitar que o eflúvio telógeno aconteça.

Tratamentos

Por ser uma doença autolimitada, dentro de 2 a 4 meses ela estará solucionada, a não ser que tenha ligação com outros tipos de doença. Além disso, o tratamento é indicado a partir da relação entre o eflúvio e a outra doença, como a calvície, por exemplo. Há medicamentos e produtos que auxiliam no processo de fortificação dos fios e crescimento.

Além disso, caso seja indicado pelo médico especialista, o problema pode ser tratado com luz de LED, microagulhamento ou mesoterapia (infusão de medicamentos na região afetada). Desse modo, melhora a absorção dos princípios ativos e acelera o processo de ganho dos fios, de maneira segura e eficaz.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Agende sua consulta