Herpes

Agende sua consulta

(11) 3903.1896

(11) 94374.9888

Categorias

Preencha o formulário

O que é?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o herpes pode ser definido como uma infecção viral comum, com a qual mais de 90% – da população adulta já teve contato. É um vírus que se comporta de maneira peculiar. Diferentemente de outros vírus que vão embora quando a pessoa melhora, o vírus do herpes fica dormente no corpo. Quando há uma queda de imunidade, o vírus pode se manifestar.

Existem dois tipos de herpes:

  • Herpes simples: causado pelos herpesvírus tipo 1 e tipo 2;
  • Herpes zóster (ou “cobreiro”): causado pelo vírus varicela-zóster, mesmo agente da varicela (popularmente conhecida como catapora).


Sintomas

Geralmente, a infecção manifesta-se através do surgimento de pequenas bolhas (vesículas) que aumentam de número e tamanho, se rompem e formam feridas.

É bastante comum na boca, mas pode aparecer também em outros lugares do rosto/corpo, como a região genital (herpes genital). É possível que a pessoa sinta a sensação de formigamento, coceira ou dor leve na região acometida. E, no caso do herpes zóster, a dor já pode ser muito intensa, às vezes, até aparecendo antes das lesões de pele.

As lesões do herpes simples podem aparecer decorrente a alguns fatores como queda de imunidade e exposição solar, mas muitas vezes não há um fator aparente.

Tratamentos

O tratamento é, geralmente, feito com comprimidos e/ou pomadas específicos. No caso de episódios muito frequentes, existem também opções de tratamento que visam diminuir a frequência desses episódios.

No herpes zóster, quando a dor é muito intensa, pode ser necessário tratamento específico para a dor. E, se houver lesões próximas da região do olho, é necessária uma avaliação por um oftalmologista.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Agende sua consulta